Netnografia, o que é isso?


A netnografia é o estudo do comportamento humano em ambiente digital. Inspirada pela antropologia este método de pesquisa serve para criar insights, inovar e ainda co-criar produtos e serviços.

Todos nos produzimos dados na internet. Assim todas as nossas decisões digitalizadas podem ser mapeadas por especialista para compreender seu hábitos, desejos e preferencias. Mas como estudos de marketing podem determinar meus desejos digitais?

Em tempos onde as empresas buscam a ajuda de seus clientes para co-criar produtos e personalizar serviços a netnografia é chamada para auxiliar as empresas a influenciar suas escolhas na internet.

E antes que me diga que isso não te representa, acredite!! Este método é cientifico, rigoroso e estruturado para criar respostas de como algo pode ser mais atrativo e fazer com que informações preciosas sejam vistas por você em ambiente virtual.

Já observou como recebe e-mails de empresas que nunca visitou? Ou quando acessa sua rede social, já disparam um produto ou serviço relevante para você no canto da tela? Isso é devido a um monitoramento e análise através da netnografia, que aliada a tecnologia torna o habito em cultura.

Apesar de muito utilizada, a netnografia é mais complexa do que analise de dados, é a compreensão do comportamento humano e suas escolhas como visão de futuro de forma interpretativa. Nao dá para juntar tudo num saco e avaliar. É preciso método focal, sensibilidade e treino constante para dar resultado.

Robert Kozinets, a maior referência sobre o assunto, afirma que a analise de dados de um netnografista vai muito além de uma pesquisa, ela estabelece profundas reflexões sobre a comunidade digital seja ela de que tribo for.

Ok, que a netnografia serve para o mercado , mas o que isso tem haver comigo? Tudo. Vale a pena observar seu comportamento de agora em diante e ver quem mais influencia seu consumo. Certamente a netnografia estará presente nesses bastidores para estudar, analisar e compreender os porquês dessas escolhas.

Se não acredita na importância da netnografia, pode rever seus conceitos, pois ela é chamada de “a arma secreta do marketing”. E o consumo digital hoje se apodera de seus ensinamentos para criar oportunidades de negócios, representando cerca de 200 milhões de dólares em compras no mundo todo.

A internet mudou nossa realidade como cidadãos, consumidores, e até as nossas relações amorosas, enfim, mudou o nosso jeito de nos comportarmos como sociedade. Hoje somos all line o tempo todo e isso afeta sobremaneira o conjunto de atividades que realizamos todos os dias alternando entre o físico e o virtual.

Assim quando ouvir falar de netnografia lembre-se que sempre terá alguém da área estudando esses hábitos de forma cientifica para oferecer bens de consumo, novos serviços e esclarecer mais uma vez porque alteramos nosso comportamos na internet de tempos em tempos.

Maria Augusta Ribeiro é profissional da informação. E especialista em comportamento digital, netnografia e escreve para o Belicosa.com.br

 

Previous Ser digital é nocivo a saúde?
Next A netnografia e o consumo digital

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *