Comprar por impulso ou com responsabilidade? No dia mundial do consumo colaborativo, saiba mais sobre a nova tendência e participe.
Por Maria Augusta Ribeiro
Pesquisas confirmam que 49% das mulheres compram por impulso, mas o corte nos gastos e o planejamento econômico familiar estimulam uma nova tendência, a de se consumir com responsabilidade.
O chamado mercado colaborativo não é uma prática nova, mas atual, e possibilita a aquisição de produtos e serviços sem a necessidade de envolver muito dinheiro no negócio.
Assim trocas, compartilhamentos e alugueis incentivam um maior número de pessoas a gastar menos, mas ao mesmo tempo consumir o que precisam ou desejam.
Com a internet, este consumo colaborativo ganhou novos mercados, e o de luxo também entrou na onda, com sites que emprestam bolsas de grifes famosas e em ótimas condições, trocam produtos seminovos e oferecem serviços permutados.
Condomínios, escritórios virtuais e alugueis de salas por temporada conseguem ser bem sucedidos e compartilham tudo, desde ferramentas até serviços de mala direta e de jardinagem.
A ideia de fazer compras e ainda ser sustentável é o diferencial do consumo colaborativo, incrementando ganhos econômicos e consumindo com responsabilidade.
Coopere para o consumo cidadão, compartilhe serviços em condomínios, troque roupas em bom estado com suas amigas e ainda empreste suas bolsas de grife a preços acessíveis. Veja alguns desses sites:
Porque as pessoas tem medo de se desconectar