Inventada por Robert Kozinets, a Netnografia é uma pesquisa de mercado super adaptativa. Mas, o fato de ser nova, faz muita gente se perguntar quais os impactos dessa tecnologia nos negócios.
Quando digo que trabalho com Netnografia, as pessoas dizem NET…NO….O que é isso? E depois que explico, vem o… Pra que serve? Quem compra isso? É aí que que a coleta, análise e interpretação dos dados online ficam sofisticados. Os benefícios da netnografia são muitos.
Mais rápido, mais barato, e que se adapta melhor à velocidade das interações dos consumidores em ambiente digital e principalmente nas redes sociais digitais, a Netnografia tem proveitos ainda maiores.
Além de utilizar métodos multicanais para estudar o comportamento do consumidor, a Netnografia é uma ferramenta que causa pouca fricção e estimula interações mais sinceras. Uma vez que respondemos às pesquisas e interações de forma mais espontâneas se feitas de maneira digital do que o habitual cara a cara.
Com interações mais naturais e a observação do comportamento, a netnografia entende que a opinião e sentimentos do consumidor importam. E isso ajuda a contextualizar empresas para a tomada de decisão. Bem como ajudam as marcas a se posicionarem de forma estratégica, já que o objetivo é entender para atender.
A geração de insights dessa pesquisa pode ainda medir a temperatura das organizações, engajar marcas e criar oportunidades de negócios. Um exemplo disso é o desodorante Invisible Dry da Nivea: foi prestando atenção aos desejos dos consumidores nas redes sociais que fizeram um produto que atendesse à demanda, e sem concorrentes por um bom tempo.
Outros benefícios sao as possibilidades de cocriaçãos, engajamento do publico e voz da marca. Tudo porque o público se sente prestigiado quando ajuda a criar algo que, de novo, atenda aos desejos de consumo.
Na minha opinião, a Netnografia é a possibilidade de estudar novas culturas: se prestarmos atenção nos super consumidores que vêm da China, ou ainda entender como comunidades como as The Game of thrones ou Star Wars são tão engajadas.
https://belicosa.com.br/o-que-e-netnografia-3/
Por: Maria Augusta Ribeiro. Profissional da informação, especialista em Netnografia e Comportamento Digital – Belicosa.com.br
Porque as pessoas tem medo de se desconectar