Porque a diferença entre certo e errado através da moral e bons costumes não é regra entre os jovens.

Por: Maria Augusta Ribeiro

 A moral é um dos costumes mais difíceis de se definir. Isso porque com o passar dos tempos o que antes era considerado regra de comportamento hoje pode deixar de ser.

moral-#belicosa55E mesmo que a evolução do comportamento humano aconteça de forma natural a medida que somos educados atingir a moral verdadeira e conceitos simples entre certo e errado é relativo.

Pesquisas recentes realizadas pelo IBGE comprovam que os brasileiros tem se tornado menos ético, o que não é novidade. Mas este mesma pesquisa determinou que a camada mais jovem foi a que aceitou como moral as chamadas pequenas corrupções.

dinheiro-#pixuleco-#belicosa55A propina dada ao oficial para não multa-lo quando esta em vaga de idoso, colar em prova do ENEM ou mesmo o pixuleco de milhões de reais entregues aos envolvidos da operação lava jato são aceitos.

E como uma blogueira, sem formação em psicología se atreve a dizer o que é de fato moral, educação e bons costumes?

funk-#pixuleco-#belicosa55Com base nos jovens entrevistados que estão entre 13 a 17 anos saberem que estas pequenas corrupções não são corretas, mas são aceitas como “tudo bem”.

Alguns fatores sugerem que falta de educação domestica e ensino de qualidade seja a origem para este descomprometimento com o que é de fato moral e bons costumes.

É provável que uma sociedade cada vez mais conectada e isolada socialmente possa produzir cidadãos de péssima qualidade amanha.

jovens-#belicosa55Para isso a dica é menos smartphone e mais olho no olho. Para que conhecimentos, valores e educação circule nao basta a internet.

Somente conversando e educando os jovens de hoje teremos o cidadãos que tanto sonhamos para amanha.

Compartilhe:






Saiba mais sobre
Comportamento Digital

Conteúdo especializado produzido por
Maria Augusta Ribeiro

Leia também



netnografia

Netnografia: A pesquisa por trás das telas

Saiba quais as vantagens dessa pesquisa que busca ouvir o consumidor online

economia da atenção

A economia da atenção em 2022

Como a atenção do consumidor as telas é moeda valiosa para a economia da atenção em 2022

vicio

5 Dicas para combater o vício em smartphones nas crianças

Quais atitudes vão te ajudar a evitar o vício das telas nas crianças