Para que serve essa tal de Netnografia?


De nome engraçado e eficiência comprovada, este método de análise mercadológica se utiliza de informações disponíveis publicamente em grupos na internet para compreender melhor as nossas necessidades como consumidor, mas você sabe para que ela serve?

Nunca ouvimos tanto, que grandes empresas contam com a ajuda dos seus clientes para criar produtos, melhorar processos e se reinventar. Pode parecer distante da sua realidade, mas muita gente utiliza a netnografia para entender você e influenciar suas escolhas na internet.

#belicosa55E antes que me diga que isso não te representa, cara pálida, acredite a netnografia é um método cientifico, rigoroso e estruturado para tornar algo mais atrativo e chegar até você sem que perceba em ambiente virtual.

Como se fossem analistas digitais, os profissionais da netnografia se apoderam de métodos para entender como ocorrem as interações em grupos específicos em ambiente digital, seja no Facebook ou no e-comerce.

Já observou como recebe e-mails de marketing de empresas que nunca visitou? Ou mesmo, quando acessa sua rede social, já disparam um produto ou serviço relevante para você? Isso é devido a um monitoramento e análise através da netnografia, que aliada a tecnologia torna o habito em cultura.

Apesar de muito utilizada, a netnografia é mais complexa do que analise de dados, é a compreensão do comportamento humano e suas escolhas como visão de futuro de forma interpretativa.

 

Robert Kozinets, a maior referência sobre o assunto, afirma que a analise de dados de um netnografista vai muito além de uma pesquisa, ela estabelece profundas reflexões sobre a comunidade digital seja ela de que tribo for.

geracao-y-jovens-e1411744895987-1440x450Vale a pena observar seu comportamento de agora em diante e ver quem mais influencia seu consumo. Certamente a netnografia estará presente nesses bastidores para estudar, analisar e compreender os porquês dessas escolhas.

As gerações X, Y e Z, que representam as maiores forças de trabalho no mundo, são amplamente estudadas pela netnografia para antecipar tendências, simplesmente porque eles conseguem determinam como, quando e onde iremos.

Se não acredita na importância da netnografia, pode rever seus conceitos, pois ela é chamada de “a arma secreta do marketing”. E o consumo digital hoje se apodera de seus ensinamentos para criar oportunidades de negócios, representando cerca de 200 milhões de dólares em compras no mundo todo.

converseA internet mudou nossa realidade como cidadãos, consumidores, e até as nossas relações amorosas, enfim, mudou o nosso jeito de nos comportarmos como sociedade. Hoje estamos online quando acordamos e off-line quando dormimos, e isso afeta sobremaneira o conjunto de atividades que realizamos todos os dias na internet.

Assim quando ouvir falar de netnografia lembre-se que sempre terá alguém da área estudando esses hábitos de forma cientifica para oferecer bens de consumo, novos serviços e alterar mais uma vez o ambiente online e nosso comportamos na internet.

Por: Maria Augusta Ribeiro. Profissional da informação, especialista em Netnografia, escreve para o Belicosa.com.br e é Coordenadora de Comunicação da BPW Brasil.

Compartilhe!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *