Por Maria Augusta Ribeiro

Fala-se tanto em praticar o bem e a cidadania que muitas vezes somos forçados a exercitar a democracia de maneira equivocada. Mesmo sabendo que a prática da cidadania é algo que deve ser experimentado de forma corriqueira e que qualquer cidadão de qualquer idade pode praticar, fica uma certa confusão.

Hoje milhões de pessoas aseiam em fazer algo e muitas em suas cidades que estão em crescente expansão e seus trânsitos caóticos não conseguem achar uma forma de fazer grandes ações praticando pequenos atos e transformando o ambiente em que vivem.

Cadeirarodas-#Belicosa55Exercite a carona solidária: colegas de trabalho, alunos de uma mesma escola ou mesmo o seu vizinho que está indo pelo mesmo caminho pode transformar o seu dia e ainda praticar a cidadania. Tal ação ainda polui menos o meio ambiente já que teremos menos carros nas ruas, economiza o dinheiro do combustível e pode ser uma maneira prazerosa de bate papo a caminho dos seus afazeres diários.

Plante uma árvore e ajude o meio ambiente e aquela praça tão mal tratada próxima a sua casa a ficar arborizada, pode ainda ser uma maneira de desestressar, pois o manuseio de plantas ativa a circulação.

Plantando-uma-árvore-#belicosa55E que tal começar a usar a faixa de pedestre: saiba que 90% dos acidentes com pedestres são por atropelamento fora da faixa de pedestre e se sua cidade não tem muitas faixas, exija do DETRAN.

Outra maneira bacana de praticar a cidadania consciente é não jogar o seu lixo no terreno do vizinho, mesmo que não tenha coleta de lixo no teu bairro, à culpa não é do proprietário ao lado ainda que ele não resida no terreno.

brinquedos-#belicosa55No caso das doações de alimentos, brinquedos e ou roupas certifique-se de que os alimentos estão dentro do prazo de validade e apropriados para o consumo, brinquedos estragados servem apenas para oficinas de consertos e as roupas para serem usadas não devem estar sujas ou rasgadas.

Tenha em mente que pequenos gestos geram sim grandes ações quando praticados de forma cívica e quando cheios de boa vontade são o exercício de cidadania mais bacana praticado por alguém.

Compartilhe:






Saiba mais sobre
Comportamento Digital

Conteúdo especializado produzido por
Maria Augusta Ribeiro

Leia também



netnografia

Netnografia: A pesquisa por trás das telas

Saiba quais as vantagens dessa pesquisa que busca ouvir o consumidor online

economia da atenção

A economia da atenção em 2022

Como a atenção do consumidor as telas é moeda valiosa para a economia da atenção em 2022

vicio

5 Dicas para combater o vício em smartphones nas crianças

Quais atitudes vão te ajudar a evitar o vício das telas nas crianças