Já esta em vigor a nova leia que proíbe a venda e exploração de animais em vitrines. Saiba mais.
Por: Maria Augusta Ribeiro
A lei que beneficia animais à venda em todo o país está em vigor. E pet shops, clínicas veterinárias e lojas especializadas deverão se adequar. Agora os animais à venda deverão ser mantidos em ambiente livre de barulho, exposição ao público e longe de gaiolas. Tudo para evitar o stress do animal.
Não falta de observância da lei, estabelecimentos e profissionais serão multados e punidos administrativamente. Isso porque a lei 1069 de 27/10/2014 pretende regular o mercado da venda de animais de estimação, que hoje ocupa o 2º lugar do ranking nacional de estabelecimentos abertos no país.
Constantemente há abusos por parte desses proprietários que, na ânsia de lucro, submetem os animais a condições de stress, falta de higiene, e enclausurados, alterando assim o comportamento do animal.
Um animal com comportamento alterado pode ser comprado, morder os novos donos ou não se adaptar ao lar, e assim ser abandonado nas ruas.Pasmem, hoje há muito cães e gatos de raça vagando nas ruas por abandono.
O ideal é que sejam observadas algumas regras para ter certeza que o estabelecimento é confiável e não expõe o animal. Veja alguma delas:
A lei regulamenta a atividade, mas nada impede os maus tratos. Denuncie!
Porque as pessoas tem medo de se desconectar