Veja como o artista Saint Hoax incentiva vitimas a denunciarem violência domestica com ajuda da Disney.
Por: Maria Augusta Ribeiro
Tao antigas quanto os contos de fadas, são os casos de violência domestica. E artistas como Saint Hoax se apropriam desse universo como alerta a sociedade.
Com pseudônimo anônimo, o artista que faz referência ao universo de príncipes e princesas da Disney, se esconde como estratégia para evitar a própria violência.
Porém a ideia de chocar as pessoas com um princesa infantil violentada e cheia de hematomas no rosto tem um poder maior, o repensar social.
Com o objetivo de incentivar vitimas a denuncia, Saint Hoax usa a cultura pop como ferramenta para evitar que mais crianças e mulheres sejam violentadas.
No momento em que valores morais são debatidos livremente na sociedade o trabalho do artista é oportuno. Justamente porque usa o símbolo do machismo extremo, a mulher frágil e dependente.
Na contramão do ativismo cidadão, sobem os casos de mulheres estupradas, violentadas e abusadas por quem deveria protege-la. E se fosse diferente? Ja pensou como seria ir trabalhar e ver seu chefe com um olho roxo, causado pela esposa?
Independente de como seja, a violência de qualquer gênero é crime e pode ser denunciada no Brasil pelo telefone 180.
O assunto rende! Mas as transformações sociais estão ai e repensar valores morais e a natureza de alguns contos de fadas é uma ótima maneira de protestar contra as mazelas do mundo utilizando ícones pop.
Porque as pessoas tem medo de se desconectar