Por: Maria Augusta Ribeiro

De acordo com uma pesquisa recente realizada pela Mobile Nielsen, 57% das crianças menores de 12 anos utilizam quatro vezes mais os smartphones do que um adulto. E no Brasil são mais de 23 milhões de crianças menores de 12 anos que possuem um smartphone.

article-2577634-1C2D389100000578-27_634x370E mais bebês são expostos ao uso dos smartphones e começam a interagir de forma indiscriminada por volta dos 6 meses.

Os dados alarmantes da pesquisa nem sequer mencionam outros diagnósticos decorrentes da interatividade digital acelerada nas crianças.

FamilyPolicyNo Brasil 61% dos pais percebem os riscos que o acesso a tecnologia gera aos seus filhos, porém não contêm a demanda por mais exposição do ambiente em rede.

Ansiedade, obesidade, e até doenças mentais podem ser causadas pelo uso excessivo desses aparelhos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, smartphones e tablets são classificados como cancerígenos, e quanto mais expostos a esta tecnologia, mais chances terão de desenvolver a doença.feature-67-kids-apps-inline-2

Atraso no desenvolvimento cognitivo e restrição de movimentos que o corpo precisa praticar para se desenvolver são alguns dos problemas causados por exposição demais.

Falta de aproveitamento escolar, déficit de habilidades motoras e de atenção são as consequências mais comuns para o uso dos smartphone em crianças menores de 12 nos.

Boy Looking At Digital Tablet In Bed At NightE pasmem! Mais de 70% das crianças menores de 9 anos têm insônia em grau elevado, porque os pais autorizam o uso dos smartphones nos quartos antes de dormir.

Sabemos que hoje em dia o universo é online, e tampouco queremos privar os pequenos de estarem inseridos nesse universo para no futuro criar verdadeiros analfabetos digitais.

iStock_kid-smartphone-3x2De verdade estamos enlouquecendo nossas crianças, sem regras para o uso da tecnologia e exposição em excesso aos smartphones, porque estamos cansados demais para brincar com elas após o trabalho.

O monitoramento acompanha o seu filho mesmo antes dele nascer. E por que agora, que não fez nem 9 anos, pode ter acesso ilimitado a coisas que nem entende? Por que um bebe de 6 meses passa o dedo num livro em vez de virar a página?

pai-criancas-brincando-1354205890862_615x470Estas e muitas outras perguntas podem ser respondidas com o uso do bom senso aplicado a tecnologia e também a qualidade do tempo que passa com seu filho interagindo, brincando e compartilhando experiências únicas, que somente você pode ensinar.







Saiba mais sobre
Comportamento Digital

Conteúdo especializado produzido por
Maria Augusta Ribeiro

Leia também



nova lei de saude mental

Nova Lei de Saúde Mental:

O Que Muda para Empresas e Trabalhadores em 2025

Algoritmização

Algoritmização Você Escolhe ou é Escolhido?

Como o Consumo Digital Está Transformando Suas Decisões