Proibir ou nao o Smartphone para os Pequenos?


Por: Maria Augusta Ribeiro

De acordo com uma pesquisa recente realizada pela Mobile Nielsen, 57% das crianças menores de 12 anos utilizam quatro vezes mais os smartphones do que um adulto. E no Brasil são mais de 23 milhões de crianças menores de 12 anos que possuem um smartphone.

article-2577634-1C2D389100000578-27_634x370E mais bebês são expostos ao uso dos smartphones e começam a interagir de forma indiscriminada por volta dos 6 meses.

Os dados alarmantes da pesquisa nem sequer mencionam outros diagnósticos decorrentes da interatividade digital acelerada nas crianças.

FamilyPolicyNo Brasil 61% dos pais percebem os riscos que o acesso a tecnologia gera aos seus filhos, porém não contêm a demanda por mais exposição do ambiente em rede.

Ansiedade, obesidade, e até doenças mentais podem ser causadas pelo uso excessivo desses aparelhos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, smartphones e tablets são classificados como cancerígenos, e quanto mais expostos a esta tecnologia, mais chances terão de desenvolver a doença.feature-67-kids-apps-inline-2

Atraso no desenvolvimento cognitivo e restrição de movimentos que o corpo precisa praticar para se desenvolver são alguns dos problemas causados por exposição demais.

Falta de aproveitamento escolar, déficit de habilidades motoras e de atenção são as consequências mais comuns para o uso dos smartphone em crianças menores de 12 nos.

Boy Looking At Digital Tablet In Bed At NightE pasmem! Mais de 70% das crianças menores de 9 anos têm insônia em grau elevado, porque os pais autorizam o uso dos smartphones nos quartos antes de dormir.

Sabemos que hoje em dia o universo é online, e tampouco queremos privar os pequenos de estarem inseridos nesse universo para no futuro criar verdadeiros analfabetos digitais.

iStock_kid-smartphone-3x2De verdade estamos enlouquecendo nossas crianças, sem regras para o uso da tecnologia e exposição em excesso aos smartphones, porque estamos cansados demais para brincar com elas após o trabalho.

O monitoramento acompanha o seu filho mesmo antes dele nascer. E por que agora, que não fez nem 9 anos, pode ter acesso ilimitado a coisas que nem entende? Por que um bebe de 6 meses passa o dedo num livro em vez de virar a página?

pai-criancas-brincando-1354205890862_615x470Estas e muitas outras perguntas podem ser respondidas com o uso do bom senso aplicado a tecnologia e também a qualidade do tempo que passa com seu filho interagindo, brincando e compartilhando experiências únicas, que somente você pode ensinar.

Compartilhe!

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *