Na era da informação e de mudanças contínuas, nos é cobrado posicionamento o tempo todo. Emitimos opiniões nas redes sociais, defendemos nossos ídolos nos sites e compartilhamos tudo que nos representa. Mas quanto vale a sua opinião?
Estamos todos tão carentes de atenção e de pessoas que nos ouçam que despejamos de felicidade a frustrações nas redes sociais sem perceber que os outros nem sempre desejam “ouvir” nossos comentários.
Se por um lado devemos reconhecer os avanços astronômicos na liberdade de expressão, também devemos avaliar quanto conteúdo inútil nos causa confusão. Ou vai me dizer que nunca comentou um post sobre um assunto que era ultrapassado ou estava errado?
Antigamente, qualquer rede social (família, colegas de trabalho ou vizinhos) geravam conversas entre pessoas, cada um a seu tempo, falávamos e ouvíamos. Hoje, com as redes sociais digitais, emitimos opiniões o tempo todo sobre assuntos que desconhecemos, apenas para “compartilhar”.
O que a internet fez e faz por nós é nivelar todos num mesmo ambiente, onde nossas ideias são propagadas e ampliadas mais rapidamente. Não importa se emitiu seu ponto de vista no Facebook ou num site conceituado, a ideia de que todo mundo vai te ouvir ilude e expõe.
Antes que alguém diga que esta perspectiva é pessimista. Vejamos pelo lado bom, se seus comentários fossem bons você os venderia e nao distribuiria gratuitamente na internet.
Nao estamos aqui fazendo reflexões do tipo “parabéns para você”, ou seu “te amo” nas redes sociais. Porque sabemos que quem importa para nós sempre terá nosso tempo, carinho e admiração.
Estamos dando ênfase ao que de fato somos exigidos continuamente, dar pitago digital. Se você discute política, religião e assuntos polêmicos em ambiente real, e nao agradou sabe que pode receber um retorno de forma agressiva e no universo online é do mesmo jeito o que muda é a quantidade de pessoas para quem fala.
Ahhh! Achou que ia mandar um jargão de palavras dúbias, com humor ácido, e que iria ser compartilhado só porque foi “Cool”. Oi? Pode esperar… Muitos vão entender, mas outros vão despejar uma quantidade enorme de opiniões, que podem te desagradar.
Controlar o ambiente virtual ao emitir uma opinião é quase surreal, não dá. Tenha ciência de que sua opinião será útil, verdadeira, e evite agredir os outros de graça, afinal tomamos algumas atitudes apenas em consequência de atos alheios.
Em meio a tanto ruído de informação em ambiente digital lhe pergunto: para que é que precisa emitir sua opinião? Vai mudar o mundo com isso? Ela é útil ou vai ajudar alguém?
Se você fosse um consultor de negócios, sua opinião valeria dinheiro, Money, bufunfa. E somente seria paga se fosse útil. Agora reveja seus comentários no Facebook, e reflita. Você pagaria pela informação contida neles?
Se a resposta for “sim” parabéns. Mas se for “não” é bom repensar seus atos e tentar mudar o mundo começando com a estratégia mais simples que existe, por você.
Por: Maria Augusta Ribeiro. Profissional da informação, especialista em Netnografia, escreve para o Belicosa.com.br e é Coordenadora de Comunicação da BPW Brasil
Porque as pessoas tem medo de se desconectar