Cultura de “zuar” em shoppings do país traz consequências à sociedade, estimulada pela adultização infantil de uma geração.

Por Maria Augusta Ribeiro

Milhões de jovens da periferia invadem os shoppings de todo o país, ávidos por consumo e diversão. Mas será que eles têm idade suficiente para estar lá? Ou são apenas a consequência da adultizaçao infantil generalizada no país?

rolezinho-#belicosa555O fenômeno da adultização infantil se observa na geração de 10 a 14 anos, erotizados por roupas inadequadas à sua idade, hábitos de consumo além de sua geração, e encurtamento de suas infâncias.

Iniciada com o estímulo de pais e colegas à pratica sexual desde muito pequenos, os meninos são incentivados a se tornarem mais adultos. Já as meninas vêm acompanhadas pelo incentivo ao consumo de maquiagens, salto alto e roupas cada vez mais parecidas com a de uma mulher feita.

funk-ostentação-#belicosa555Assim, a falta de políticas direcionadas a conter a adultização, estímulo à educação de qualidade, e cerceadores que consigam balizar, de fato, o que a indústria visual exibe, direcionam os pequenos ao consumo da roupa de marca, reduzindo o consumo de produtos falsificados, para que, de fato, tenham status de famosinhos a cada rolé no shopping.

Com seus relógios biológicos atropelados, falta de estrutura comportamental em seus lares e de educação de qualidade, registram um aumento do número de infratores cada vez mais novos e casos de aborto e gravidez precoce.

adultizacao-#belicosa555As consequências de hoje são visíveis a cada rolezinho que se aglomera nos shoppings, e um número gigantesco de menores adultizados e ávidos por consumo se torna visível à nação.

A cultura de zoar nos rolezinhos poderia ser o estímulo à educação de qualidade, ir a museus, exposições, ou quem sabe assistindo a um bom filme nos milhões de cinemas dentro dos shoppings de todo o país.

Compartilhe:






Saiba mais sobre
Comportamento Digital

Conteúdo especializado produzido por
Maria Augusta Ribeiro

Leia também



telas

Será que sou dependente das telas?

Saiba porque a tecnologia esta criando gerações dependentes das telas

jogos online

Jogos online: vilão ou mocinho?

A exposição aos jogos online está oferecendo mais riscos do que benefícios?

netnografia

Netnografia: 3 Formas de analisar o comportamento do consumidor

Metodo de pesquisa digital vai ajudar o empreendedor a entender o consumidor -netnografia