Como a tecnologia pode proteger internautas dos intrusos anúncios online.
Por: Maria Augusta Ribeiro
Cansado da publicidade digital que aparece cada vez que acessa a internet? A nova tecnologia promete bloquear invasão e limitar compartilhamento dos seus dados pessoais.
Chamado de “Do Not Track”, ou “Não Rastreie”, é um sistema que bloqueia o acesso ao comportamento do usuário às empresas que anunciam online
Sem entrar no mérito sobre o que muitos governos sabem sobre nós, a ideia de gerar debate sobre o DNT é justamente porque ela é voltada somente para as empresas que geram publicidade.
Não se incomoda em receber ofertas de toalhas, óculos e protetor solar, só porque mencionou no Facebook que vai à piscina?
Seu incômodo é pequeno com isso? Não deveria, já que muitas empresas sabem como se comportar em universo digital. Quer mais? Imagine se estas empresas soubessem que você tem uma filha, e que o exame dela para gravidez foi positivo, antes de você?
Agora entende a dimensão do problema? Não são mais apenas seus dados ou não flutuando pela internet sem norteadores.
E mais, sem prática o Marco Civil da Internet ainda não tem agilidade para fiscalizar e punir empresas por utilizarem dados pessoais em benefício próprio, e a impunidade ainda é frequente.
Assim empresas e seus sites vão decidindo o que respeitar e como usar suas informações pessoais, enviando Centenas de e-mails marketing anunciando inúmeras ofertas digitais em paginas de outros sistemas.
E o que fazer? No momento a melhor estratégia é se informar mais sobre o assunto, compartilhar a informação nas redes sociais, e engajar o debate entre amigos, empresas e em sala de aula.
Porque as pessoas tem medo de se desconectar