Como a tecnologia pode proteger internautas dos intrusos anúncios online.

Por: Maria Augusta Ribeiro

Cansado da publicidade digital que aparece cada vez que acessa a internet? A nova tecnologia promete bloquear invasão e limitar compartilhamento dos seus dados pessoais.

Chamado de “Do Not Track”, ou “Não Rastreie”, é um sistema que bloqueia o acesso ao comportamento do usuário às empresas que anunciam online

Do-not-track-#belicosa55Sem entrar no mérito sobre o que muitos governos sabem sobre nós, a ideia de gerar debate sobre o DNT é justamente porque ela é voltada somente para as empresas que geram publicidade.

Não se incomoda em receber ofertas de toalhas, óculos e protetor solar, só porque mencionou no Facebook que vai à piscina?rastrear-#belicosa55

Seu incômodo é pequeno com isso? Não deveria, já que muitas empresas sabem como se comportar em universo digital. Quer mais? Imagine se estas empresas soubessem que você tem uma filha, e que o exame dela para gravidez foi positivo, antes de você?

Agora entende a dimensão do problema? Não são mais apenas seus dados ou não flutuando pela internet sem norteadores.privacidade-online-#belicosa55

E mais, sem prática o Marco Civil da Internet ainda não tem agilidade para fiscalizar e punir empresas por utilizarem dados pessoais em benefício próprio, e a impunidade ainda é frequente.

Assim empresas e seus sites vão decidindo o que respeitar e como usar suas informações pessoais, enviando Centenas de e-mails marketing anunciando inúmeras ofertas digitais em paginas de outros sistemas.

E o que fazer? No momento a melhor estratégia é se informar mais sobre o assunto, compartilhar a informação nas redes sociais, e engajar o debate entre amigos, empresas e em sala de aula.







Saiba mais sobre
Comportamento Digital

Conteúdo especializado produzido por
Maria Augusta Ribeiro

Leia também



analfabetos

Os Novos Analfabetos Digitais 4.0

Por que é importante desenvolver habilidade físicas para navegar na vida digital.

comportamento

Comportamento Feminino e o impacto no Digital

O que o universo feminino traz para o digital

IA

IA e o Comportamento do Consumidor

Saiba como usar IA para atender o consumidor