Saiba por que a ansiedade por informação gera problemas de saúde em pessoas cada vez mais jovens.
Por: Maria Augusta Ribeiro.
Bombardeados por informação barata, rápida e em grande volume, a internet é o meio responsável por nos sobrecarregar com tanta informação.
Hoje em dia, não saber sobre o que acontece na mídia, não estar atento aos novos lançamentos de filmes ou não saber quem esta bombando no Youtube parece pecado.
Smartphones, tablets e PCs estão mais potentes, menores e mais rápidos, oferecendo o acesso à comunicação em quantidade, e não em qualidade.
E o problema atual não é o acesso à informação, e sim o excesso dela. O resultado? O colapso do cérebro de toda uma geração, que não filtra nem avalia a informação como se deve.
Doenças provenientes deste acesso à informação acontecem principalmente nos olhos, na cabeça e na coluna.
Dores no pescoço, obesidade precoce, irritabilidade e problemas para dormir são as queixas mais comuns, principalmente da geração X, que já nasceu com um smartphone na mão.
Consequência da modernidade, faz pessoas mais desatentas e com atenção flutuante, cujos olhos estão sempre direcionados para as telas brilhantes e nem sempre para o ambiente externo.
A galera teen é a mais afetada, pois estão mais plugados. O que faz deles um alvo fácil para problemas oculares, enxaquecas e hérnias na coluna.
A solução para a sobrecarga de informação pode ser simples, mas exige uma dose de comprometimento e paciência.
Escolha um dia no mês que não atrapalhe seus estudos ou trabalho para fazer o famoso detox digital. E tire um dia de folga, sem se conectar a nada por 24 horas.
É uma restrição assustadora, mas isso que faz com que seu cérebro fique off-line e descanse, conseguindo estimular condutas e outros pontos de vista sobre a mesma informação depois.
Neste meio tempo procure praticar esportes, sair com seus amigos ou contemplar, o hábito de relaxar embaixo de uma árvore, mas sem fazer selfie, ok!
Veja também: [youtube youtubeurl=”https://www.youtube.com/watch?v=qFllqv6AvMA” ][/youtube]
Porque as pessoas tem medo de se desconectar