As recompensas que recebemos ao usar a tecnologia estão afetando nossa capacidade de auto regulação e muitos tem experimentado os efeitos nocivos do chamado tecnoestresse.

A pressão por esta disponível 24/7 esta causando um impacto severo em nossa saúde física, mental e emocional.  Estamos tão super estimulados digitalmente que desenvolvemos a ideia de que se desconectar parece impossível. #tecnoestresse

tecnoestresse

Mas o que é tecnoestresse?

O termo foi usado pela primeira vez em 1984, por Craig Brod e se refere a incapacidade de alguém lidar com a tecnologia causando sofrimento. De lá pra cá as pesquisas cientificas envolvendo a tecnologia revelaram que a nossa relação com ela é cada vez mais tóxica.

A sobrecarga de informação e o contato constante com as telas são responsáveis por uma reposta anormal do corpo ao lidar com o stress.

Em 2 anos de Alexa no Brasil depois de “Bom Dia” o que mais pesquisamos foi “ Quais os sintomas de bornout”. E isso nos dá uma dimensão dos efeitos colaterais da tecnologia e uma lista de sintomas causados por ela aumenta todo dia, entre eles estão: Falta de produtividade, falta de foco, problemas com a postura corporal, insônia, ataques do pânico, ansiedade e depressão.

Mas há uma luz no fim do túnel e existem técnicas para escapar da pressão de estar conectado o tempo todo e evitar o tecnoestresse.

Reduza a comunicação desnecessária:

Você não precisa ser deselegante para sair de grupos que não fazem sentido. Apenas filtre as mensagens que não são urgentes, reserve um tempo para responder quem importa e sim a vida precisa acontecer fora das telas.

tecnoestresse

Defina horário para a rede social:

Se precisa utilizar as redes diariamente, desligue as notificações nas telas e estabeleça um horário para essa verificação acontecer. O uso do despertador pode ser uma alternativa para evitar a famosa olhadinha fora do horário.

 

Escreva as coisas no papel:

Desde que um vírus bagunçou toda a minha agenda digital, voltei a usar agenda de papel. E isso faz um bem porque você visualiza de forma saudável toda a sua programação de compromissos, calls e momentos com a família.

 

Sim! Agenda, post –it e blocos de notas não são peças de museu, elas são super uteis e vão te ajudar a substituir a tela e a visualizar melhor suas atividades.

tecnoestresse

Relaxe:

Já parou para pensar o que te faz relaxar? Nem que seja por um breve momento? Respirar fundo em dias agitados, dar uma pausa para o café ou mesmo fazer uma atividade física são dicas para uma vida mais saudável em tempos onde nossa ferramenta são as telas, portanto crie um tempo para relaxar.

 

Uma coisa de cada vez:

Nosso cérebro não é multitarefa. Por mais que execute atividade super-rápidas ele as faz uma de cada vez. Portanto concentre-se numa atividade de cada vez. Comece por fechar abas de suas telas, defina atividades prioritárias e estabeleça rotinas que facilitem sua entrega seja no trabalho ou na vida pessoal.

tecnoestresse

Incentive família, funcionários e amigos a desconexão:

Aquela máxima “A vida é feita de pausas” vale para todos. Então estimule os outros a se desconectar ainda que seja por breves momentos, como ao final do expediente, ou quando precisa dar atenção aos filhos. Cultivar a cultura do respeito pelo tempo livre do outro é primordial.

 

A tecnologia esta do nosso lado quando aprendemos a utiliza-la como meio, enquanto estivermos usando ela como fim vamos ter nossas opiniões colocadas em risco, nossas relações empobrecidas e nossa saúde prejudicada.

Desconectar é necessário para uma vida mais saudável e mais produtiva. Pense nisso!

 

 

Maria Augusta Ribeiro é especialista em comportamento digital e Netnografia no Belicosa.com.br

Maria Augusta Ribeiro

Tecnoestresse 

Maria Augusta Ribeiro: – Reputação digital: O que as pessoas estão falando de você nas redes

O que é o tecnoestresse? E como controlar essa tendência mundial?

Compartilhe:






Saiba mais sobre
Comportamento Digital

Conteúdo especializado produzido por
Maria Augusta Ribeiro

Leia também



UX

Netnografia e a experiência do usuário UX

Porque estudar o comportamento do consumidor na internet é essencial

redes sociais

Redes Sociais: 9 riscos de expor os filhos nas redes sociais

Por que é perigoso publicar a vida e os dados dos filhos na internet.

beneficios da netnografia

3 Benefícios da Netnografia

beneficios da netnografia saiba como usar no seu negocio