Você é Moralmente Melhor?


A diferença entre o certo e errado através da moral e dos bons costumes.

 Por Maria Augusta Ribeiro

A moral é um dos conceitos mais difíceis de definir e aplicar, já que é formada pelo conjunto de valores que moldam o comportamento de alguém. Assim, ao desenvolver esses valores, o comportamento humano virá a ser mais ético ou não.

bad-kid-fire-#belicosa555Embora o comportamento evolutivo aconteça de forma quase instintiva, à medida que somos educados, atingir a moral verdadeira e conceitos simples entre o que é de fato certo ou errado é relativo.

Pesquisas comprovam que mais brasileiros têm se tornado menos éticos com o passar dos tempos, e a bagunça do carnaval ajuda a sugerir falta de moral no país tropical. Vitrine internacional de escândalos políticos, empresários corruptos e falta de educação fazem do Brasil um país imoral para muitos.

Alguns fatores sugerem que a educação doméstica é a origem desse descomprometimento do cidadão com a moral e bons costumes, onde viver em sociedade é cada vez mais difícil e menos importante para a formação educacional de uma criança.

fat-children-not-invited-#Belicosa555Vídeo games, tablets e falta de convívio em sociedade são alguns dos fatores que transformam crianças comuns em obesas, criadas com a pouca educação de muitas babás, e desconhecem o prazer brincar de amarelinha ou aprender a andar de bicicleta.

Não se trata de preparar mini adultos com mil tarefas ao dia e esquecer que toda criança precisa brincar, que estimular o convívio com outros irá fortalecê-lo como ser humano, além de auxiliar na construção desse cidadão ético que tanto queremos.

adhd_boy-#Belicosa555O contato com o outro permite a prática da moral, aprendendo com erros e acertos, estimulando valores e refinando comportamentos.

No filme Cidade de Deus dois exemplos de moralidade marcam o filme. O sonho de um menino era estudar, trabalhar, ter uma casa; e do outro era ser o bandido mais famoso que já existiu. Então fica a dica: analise a forma como educa a moralidade aos seus, para não construir cidadãos que não deseja para um futuro próximo.

E aí, você é moralmente melhor?

moral-#belicosa555

Compartilhe!

8 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *