Você é Moralmente Melhor?


A diferença entre o certo e errado através da moral e dos bons costumes.

 Por Maria Augusta Ribeiro

A moral é um dos conceitos mais difíceis de definir e aplicar, já que é formada pelo conjunto de valores que moldam o comportamento de alguém. Assim, ao desenvolver esses valores, o comportamento humano virá a ser mais ético ou não.

bad-kid-fire-#belicosa555Embora o comportamento evolutivo aconteça de forma quase instintiva, à medida que somos educados, atingir a moral verdadeira e conceitos simples entre o que é de fato certo ou errado é relativo.

Pesquisas comprovam que mais brasileiros têm se tornado menos éticos com o passar dos tempos, e a bagunça do carnaval ajuda a sugerir falta de moral no país tropical. Vitrine internacional de escândalos políticos, empresários corruptos e falta de educação fazem do Brasil um país imoral para muitos.

Alguns fatores sugerem que a educação doméstica é a origem desse descomprometimento do cidadão com a moral e bons costumes, onde viver em sociedade é cada vez mais difícil e menos importante para a formação educacional de uma criança.

fat-children-not-invited-#Belicosa555Vídeo games, tablets e falta de convívio em sociedade são alguns dos fatores que transformam crianças comuns em obesas, criadas com a pouca educação de muitas babás, e desconhecem o prazer brincar de amarelinha ou aprender a andar de bicicleta.

Não se trata de preparar mini adultos com mil tarefas ao dia e esquecer que toda criança precisa brincar, que estimular o convívio com outros irá fortalecê-lo como ser humano, além de auxiliar na construção desse cidadão ético que tanto queremos.

adhd_boy-#Belicosa555O contato com o outro permite a prática da moral, aprendendo com erros e acertos, estimulando valores e refinando comportamentos.

No filme Cidade de Deus dois exemplos de moralidade marcam o filme. O sonho de um menino era estudar, trabalhar, ter uma casa; e do outro era ser o bandido mais famoso que já existiu. Então fica a dica: analise a forma como educa a moralidade aos seus, para não construir cidadãos que não deseja para um futuro próximo.

E aí, você é moralmente melhor?

moral-#belicosa555

Previous 2014 e o FIB – Felicidade Interna Bruta
Next Eduque uma Menina e salve uma Nação

8 Comments

  1. 3 de janeiro de 2014
    Responder

    Aos 17 anos, um de meus filhos, hj com +de30, foi ao banco pagar a inscrição do vestibular, e voltou contando-me que qdo chegou no carro, viu que estava com o comprovante autenticado, mas não havia dado o dinheiro ao caixa. E o que vc fez perguntei-lhe. Voltei e dei o dinheiro para o caixa, respondeu-me. Neste dia eu tive certeza que meu filho era um homem de caráter. Se um pai consegue colocar na cabeça de uma criança, que deve ser no seu time de futebol que ele deve torcer, é porque pode também fazer dele um homem de bem. Um grande abraço.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *