Por: Maria Augusta Ribeiro.

As redes sociais se tornaram um ambiente onde a tolerância, honestidade e respeito quase nunca são observados pelos usuários. E com isso acabamos por ser cúmplices de publicações preconceituosas, agressivas ou irreais de terceiros.

joaquim_barbosa_aponta_dedoComentários, curtidas e republicações passaram de anotações digitais a contestações reais. O ambiente que antes dava voz à livre expressão, hoje é inundada pelo direito de dizer qualquer coisa e ofender sem problemas.

Quantas vezes você teve vontade de xingar o colega de trabalho? Ou mandar sua esposa caçar coquinhos na Lua? Ou ainda, num momento de fúria, despejar toda aquela lista de palavrões que conhece em alguém?

Captura de Tela 2015-02-23 às 14.08.17Agora, quantas vezes deixou de fazer tudo isso por respeito, tolerância ou deixou pra lá porque não eram importantes? Com isso ganhou credibilidade, respeito e até amor, simplesmente porque hesitou.

É exatamente assim que as redes sociais deveriam ser. Considere seu público alvo antes de publicar, já que, uma vez compartilhado, para sempre estará visível no ambieJUSTIN-BIEBER-Taglio-Capellinte digital.

Imagine como seria incrível se, cada vez que fizesse algo ruim, alguém abrisse um arquivo e relembrasse todas as vezes que pisou na bola? No ambiente digital isso acontece.

E leitores podem estar lhe incluindo ou não no rol de clientes, pacientes e até amor da sua vida, fazendo uma pesquisa sobre o que publicou nas redes sociais.

franciscoUma vez publicado, estará eternamente online. Por isso pesquise se algo é real antes de compartilhar, respire antes de comentar e se aborrecer,  pense duas vezes antes de enviar. Afinal, paciência nunca fez mal a ninguém.

Compartilhe:






Saiba mais sobre
Comportamento Digital

Conteúdo especializado produzido por
Maria Augusta Ribeiro

Leia também



#netnografia

Pai, você presta atenção ao tempo de tela do seu filho?

Porque o pai é o responsável pela tecnologia absorvidas pelas crianças em casa

netnografia

Belicosa: A força da Netnografia no Séc. XXI

Saiba quais as vantagens dessa pesquisa que busca ouvir o consumidor online

#maturidadedigital #telanamao #criancasetelas #maturidade #belicosa

Seu filho tem maturidade para ter uma tela na mão?

Saiba porque crianças menores de 10 anos não tem maturidade necessária para administrar o