Interferência humana para reduzir os danos à natureza e efeito estufa.
Por: Maria Augusta Ribeiro
Palavra complicada, mas de aplicação simples, a mitigação é a reação humana que procura reduzir um impacto ao meio ambiente.
Usada como referência à diminuição de fontes de gases que contribuem para o aumento do efeito estufa, mitigar quase que se resume a conter os impactos no clima pela redução de emissão de CO2 na atmosfera.
Conferências mundiais e tratados internacionais que debatem os problemas climáticos têm em sua pauta a mitigação.
Como reduzir a emissão de CO2, se o mundo é movido ao petróleo? E como conter esta emissão de CO2 em lixões ou em rebanhos no mundo todo?
Existem soluções simples, práticas, e que podem ser utilizadas por todos para evitar a emissão de gases na atmosfera. E ela está na educação de valores mais do que na técnica a ser usada.
Programas de reflorestamento avançados, projetos como o Bio Jr. da USP, e dezenas de alternativas se encontram em pleno funcionamento e ao alcance de todos, basta o interesse.
As fontes de energia limpa, geomonitoramento pra rastrear os impactos e avanços de projetos, e uma infinidade de ideias brilhantes estão aí para serem utilizadas em benefício do clima e em seu próprio benefício.
Debater o assunto com os jovens, incentivar a curiosidade dos pequenos em prol do clima, e aplicar técnicas de gamification podem sensibilizar pessoas de todos os tipos a poluir menos, emitindo menos CO2.
Instagram #Belicosa55
Twitter # Belicosa555
Porque as pessoas tem medo de se desconectar