O comportamento do consumidor mudou. E isso mostra as empresas que para permanecerem relevantes elas precisam repensar suas decisões sobre os negócios e estratégias de marketing. Saiba como a netnografia pode ajudar nesse processo.

Mas afinal de contas o que é a netnografia?

A Netnografia é um método cientifico que mistura pesquisa de mercado com internet. Ela ajuda marcas e empresas a entender o comportamento do consumidor e a gerar resultados. #netnografia

Foi inventada por Robert Kozinets que desejava saber porque a saga StarWars, mesmo depois de 40 anos no ar, ainda faturava em produtos além dos filmes. #netnografia

netnografiaE pasmem com o método ele descobriu que os produtos gerados pela saga faturam 3 vezes mais em produtos do que em filmes.

Entender o comportamento do consumidor nunca foi tão, onde a velocidade de informação é fator de escolha para gerar oportunidades de negócios.

Segundo a GXI – Global Interconnetion Index mais de 50% das empresas pretendem focar na construção de novos modelos digitais em 2023, adaptando seu ecossistema, valores e marca para ter mais sinergia com o consumidor, evitando falhas, crises e danos reputacionais.

Então quais são as tendências de marketing para 2023 e 24?  

Mkt ágil:

Marketing ágil vai comandar a orquestra. Ciclos ágeis, entregas por fases e sprints serão a grande aposta para não deixar os consumidores esperando. Experiências de consumo mais personalizadas e pessoais vão atrair mais clientes. #netnografia

E para uma estratégia de marketing funcionar a netnografia pode ser aliada gerando insights poderosos feitos através de analises dos dados do comportamento do consumidor em sua complexidade.

netnografiaGeração Tik Tok

Se sua marca ou empresa torce o nariz para essa plataforma, saiba que seu publico alvo esta lá e se seu produto não estiver, vão comprar de outro. Simples assim.

O tik tok continuara dominando as mídias sociais e outras plataformas precisam se adaptar ou vão perder.

Por mais simples ou caseira que possa parecer conteúdo gerado pelo tik tok faz conexão com as comunidades de diversos temas, gostos e hábitos e isso tem um impacto fundamental de como o publico deseja consumir.

 

netnografiaMkt de Influencia + Maduro

O que antes era apenas uma recomendação de consumo qualificada agora é uma metodologia de marketing dominante.  Sim, influenciador precisa usar, recomendar e entregar o que vende. E isso resultou em uma maior regulamentação e responsabilidade para eles.

À medida que a linha entre a mídia social e o e-commerce se torna cada vez mais tênue, o marketing de influenciadores se conecta aos consumidores, permitindo que as marcas floresçam e vejam resultados imediatos com menores riscos.

netnografiaVenda Sociais Simplificadas

Se antigamente o comércio social era focado em anúncios ou promoções, as plataformas estão começando a oferecer soluções de vendas inovadoras, voltadas a facilitar a jornada dos compradores.

Não tem mistério, o consumidor do futuro quer conexão, facilidade de compra e entrega. Quanto mais rápido e fácil for navegar na sua plataforma maiores são as chances de venda.

netnografiaInclusividade

As empresas serão essenciais para as mudanças globais. Dito isso, elas precisam ouvir e agir em relação as questões sociais que mais importam para o seu publico. Tornar-se socialmente consciente não vai acontecer da noite para o dia, mas precisa acontecer.

Será necessário muita pesquisa, tempo e esforço para se envolver genuinamente com o consumidor.  Acredito que uma das aplicações mais importantes da, entender s comunidades digitais, vai ajudar nesse link entre o que os consumidores estão falando e o que as empresas precisam escutar antes de falar.

A regra é simples: Siga seu publico, jogue fora a tradição e mantenha seus ouvidos abertos para entender completamente o consumidor de hoje e de amanha usando a netnografia.

Maria Augusta Ribeiro é especialista em comportamento digital e Netnografia. Belicosa.com.br

 

 

https://belicosa.com.br/o-que-e-netnografia-3/

Netnografia

Netnografia: O que é e como usar

 







Saiba mais sobre
Comportamento Digital

Conteúdo especializado produzido por
Maria Augusta Ribeiro

Leia também



#netnografia

Comportamento do Consumidor Conectado

Lições Cruciais para o Mercado Atual

foco

O Foco Roubado

A Luta pela Concentração em Tempos de Telas

velocidade

Velocidade e o Consumo na  Era Digital

Qual o impacto da velocidade em nossa relação com a internet