O comportamento do consumidor mudou. E isso mostra as empresas que para permanecerem relevantes elas precisam repensar suas decisões sobre os negócios e estratégias de marketing. Saiba como a netnografia pode ajudar nesse processo.
Mas afinal de contas o que é a netnografia?
A Netnografia é um método cientifico que mistura pesquisa de mercado com internet. Ela ajuda marcas e empresas a entender o comportamento do consumidor e a gerar resultados. #netnografia
Foi inventada por Robert Kozinets que desejava saber porque a saga StarWars, mesmo depois de 40 anos no ar, ainda faturava em produtos além dos filmes. #netnografia
E pasmem com o método ele descobriu que os produtos gerados pela saga faturam 3 vezes mais em produtos do que em filmes.
Entender o comportamento do consumidor nunca foi tão, onde a velocidade de informação é fator de escolha para gerar oportunidades de negócios.
Segundo a GXI – Global Interconnetion Index mais de 50% das empresas pretendem focar na construção de novos modelos digitais em 2023, adaptando seu ecossistema, valores e marca para ter mais sinergia com o consumidor, evitando falhas, crises e danos reputacionais.
Então quais são as tendências de marketing para 2023 e 24?
Mkt ágil:
Marketing ágil vai comandar a orquestra. Ciclos ágeis, entregas por fases e sprints serão a grande aposta para não deixar os consumidores esperando. Experiências de consumo mais personalizadas e pessoais vão atrair mais clientes. #netnografia
E para uma estratégia de marketing funcionar a netnografia pode ser aliada gerando insights poderosos feitos através de analises dos dados do comportamento do consumidor em sua complexidade.
Geração Tik Tok
Se sua marca ou empresa torce o nariz para essa plataforma, saiba que seu publico alvo esta lá e se seu produto não estiver, vão comprar de outro. Simples assim.
O tik tok continuara dominando as mídias sociais e outras plataformas precisam se adaptar ou vão perder.
Por mais simples ou caseira que possa parecer conteúdo gerado pelo tik tok faz conexão com as comunidades de diversos temas, gostos e hábitos e isso tem um impacto fundamental de como o publico deseja consumir.
Mkt de Influencia + Maduro
O que antes era apenas uma recomendação de consumo qualificada agora é uma metodologia de marketing dominante. Sim, influenciador precisa usar, recomendar e entregar o que vende. E isso resultou em uma maior regulamentação e responsabilidade para eles.
À medida que a linha entre a mídia social e o e-commerce se torna cada vez mais tênue, o marketing de influenciadores se conecta aos consumidores, permitindo que as marcas floresçam e vejam resultados imediatos com menores riscos.
Venda Sociais Simplificadas
Se antigamente o comércio social era focado em anúncios ou promoções, as plataformas estão começando a oferecer soluções de vendas inovadoras, voltadas a facilitar a jornada dos compradores.
Não tem mistério, o consumidor do futuro quer conexão, facilidade de compra e entrega. Quanto mais rápido e fácil for navegar na sua plataforma maiores são as chances de venda.
Inclusividade
As empresas serão essenciais para as mudanças globais. Dito isso, elas precisam ouvir e agir em relação as questões sociais que mais importam para o seu publico. Tornar-se socialmente consciente não vai acontecer da noite para o dia, mas precisa acontecer.
Será necessário muita pesquisa, tempo e esforço para se envolver genuinamente com o consumidor. Acredito que uma das aplicações mais importantes da, entender s comunidades digitais, vai ajudar nesse link entre o que os consumidores estão falando e o que as empresas precisam escutar antes de falar.
A regra é simples: Siga seu publico, jogue fora a tradição e mantenha seus ouvidos abertos para entender completamente o consumidor de hoje e de amanha usando a netnografia.
Maria Augusta Ribeiro é especialista em comportamento digital e Netnografia. Belicosa.com.br
https://belicosa.com.br/o-que-e-netnografia-3/
Porque as pessoas tem medo de se desconectar