As pessoas se reúnem na internet da mesma forma que fazem no físico:  buscando seus interesses, culturas e gostos. É aí que entra a Netnografia para descobrir as sutilezas desse interesse e conseguir ser assertivo nos dias de hoje.

Mas afinal de contas o que é a Netnografia?

A Netnografia é um método cientifico que mistura pesquisa de mercado com internet. Ela ajuda marcas e empresas a entender o comportamento do consumidor e a gerar resultados.

Foi inventada por Robert Kozinets que desejava saber porque a saga StarWars, mesmo depois de 40 anos no ar ainda faturava em produtos além dos filmes. E pasmem com o método ele descobriu que os produtos gerados pela saga faturam 3 vezes mais em produtos do que em filmes.

Netnografia

Entender o comportamento do consumidor nunca foi tão importante como nos dias de hoje, onde a velocidade de informação é fator de escolha e pode gerar oportunidades de negócios.

Sabemos que os consumidores modernos são complexos e segmentá-los por dados demográficos não conta mais toda a história, seja ela física ou virtual.

Então como as marcas estão utilizando a netnografia para captar esses clientes?

 Primeiro é fundamental que as mensagens de uma marca e seu públicos-alvo sejam os mais precisos possível. Já que apenas indicamos para amigos e familiares produtos e serviços que são feitos para nos.

E sim, clientes vão se sentir prestigiados e mais positivos em relação a uma marca se seu conteúdo for relevante e interessante para ele. Mesmo que não possa adquiri-lo ele se tornara um embaixador da marca se ela falar com ele.

 

NetnografiaPortanto, segmentar grupos de interesse específicos em sua base de consumidores com mensagens diversificadas tornará sua marca mais relacionável.

Identificar as propriedades psicográficas dos consumidores é um primeiro passo crítico para encontrar novas comunidades para atingir. Como 71% dos objetivos dos profissionais de marketing é alcançar o público correto, a netnografia garantirá que você escolha os mais assertivos para esse trabalho.

Aprofundar as conversas de consumidores também melhora a conexão com esse consumidor. E entender profundamente os motivos, interesses, gírias e cultura dos grupos de pessoas na internet é importante porque, uma vez que você possa falar a língua deles, você pode construir um relacionamento. É isso que os consumidores de hoje querem das marcas.  Eles estão gravitando em torno de marcas que podem falar o que falam. Eles se sentem vistos – e isso torna sua marca mais atraente para eles.

Netnografia

A netnografia se aprofunda na psique do consumidor para um ponto de vista de precisão. E isso é possível para marcas com ferramentas modernas de análise de mídia social capazes de classificar dados e determinar traços de personalidade, valores, opiniões, atitudes, interesses e atributos de estilo de vida.

Os benefícios de conhecer seus consumidores dessa maneira são enormes. Se você estiver em uma categoria ampla, poderá dissecar seu público para encontrar pontos de interesse que possam ser usados ​​para criar mensagens direcionadas que identifiquem um segmento de sua base de consumidores.

Além de falar a língua de seus clientes e provocar emoções positivas a netnografia permite que você desenvolva relacionamentos que você normalmente não identificaria em outros métodos de pesquisa de mercado.

Netnografia

 A maioria das marcas estabelece relacionamentos com influenciadores padrão. Tudo bem – mas ficar confortável com um influenciador que já domina uma área de interesse não relacionada com a qual seus consumidores se envolvem é o próximo nível.

E você pode adotar essa abordagem em várias “subculturas” para transmitir de uma maneira mais relacionável. Pense em mensagens de marca aprimoradas ao seu publico, mas que podem ser comunicadas de formas variadas e com influenciadores dos mais diferentes tipos.

 

A netnografia não é apenas mais um meio para vender é uma metodologia legítima para pesquisar consumidores e garantir insights que vão fazer a diferença quando o consumidor identificar sua marca e não a do concorrente.

 

Maria Augusta Ribeiro é especialista em comportamento digital e Netnografia. Belicosa.com.br

beneficios da Netnografia 

Netnografia o que é 

Netnografia 

Compartilhe:






Saiba mais sobre
Comportamento Digital

Conteúdo especializado produzido por
Maria Augusta Ribeiro

Leia também



nomofobia

3 Calmantes naturais para evitar nomofobia

Porque o uso do smartphone em excesso deve ser evitado

Netnografia

Como as marcas estão usando a Netnografia

Se conectar ao consumidor moderno é estratégia essencial no mercado digital

hiperconectados

Hiperconectados e menos felizes

Porque os jovens atuais estão crescendo despreparados para a vida adulta