A Netnografia vem se consolidando como uma ferramenta poderosa na obtenção de ideias com o objetivo de renovar os meios de relacionamento e comunicação com os consumidores.

Olhar para as redes sociais e perceber como as pessoas interagem nunca foi tão importante.  Já que é esse caminho de comunicação mais utilizadas quando se quer elogiar, reclamar e se informar sobre produtos e serviços. Mas para que essas informações sejam uteis para as empresas é necessária pesquisa e ela se chama Netnografia.

A Netnografia, não é apenas alguém observando você na internet. Ela é um método que estrutura conhecimento através de pesquisas qualitativas que interpretam os dados.  As companhias e, principalmente, os profissionais que lideram os projetos devem entender profundamente o comportamento humano e saber como as pessoas se relacionam.

netnografia Utilizado da maneira adequada, o estudo permite insights mais sinceros sem que empresas e clientes sejam confrontados diretamente. Isso gera otimização de tempo, eficiência e transparência ao estudar o consumidor.

Normalmente a netnografia causa impactos que fazem empresas reestruturar seus departamentos, alinhar serviços e mudar completamente cadeia inteiras de produtos para atingir seu publico.

Mas como usamos a netnografia? Ela é um método com estampas e isso vai exigir que contrate profissionais da área.

E quando usamos? Bem! Essa é a pergunta mais difícil. Porque a netnografia é tão ágil como pesquisa de mercado que podemos usa-la o tempo todo. Desde estabelecer novos produtos, gerar inovação, estimular a coo criação. Até estudar a mini momentos das pessoas como datas comemorativas, feriados nacionais, preferencias de grupos como os que amam café ou são viciados em maratonar uma serie da netflix.

netnografia

A Netnografia é tão dinâmica que empresas que as utilizam há anos usam inclusive para determinar que estilo musical seus clientes desejam em suas propagandas, ou mesmo que aromas as pessoas desejam provar em cada estação do ano.

O bacana da netnografia que é não existem limites para o que será estudado, mas precisa ser focado para produzir insights certeiros e alavancar vendas, estimular o marketing e ainda mudar a cultura organizacional para gerar um consumo cada vez mais consciente e focado num consumidor cada vez mais exigente.

netnografiaNa hora de lançar um produto, a Netnografia também aparece como uma importante ferramenta.  O produto mais famoso desse processo é o desodorante Invisible Dry da nívea que foi criado pela observação da empresa as reclamações e desejos de seus clientes nas redes sociais por um produto que não manchasse as roupas brancas ou pretas.

O objetivo da netnografia é buscar insights nas entrelinhas das conversas, de maneira franca e que nenhum software consegue interpretar. Já que se utiliza um olhar antropológico e um conhecimento de marketing para que as interpretações tenham um significado relevante para estratégias mercadológicas e ajudem a segmentar as redes sociais.

Maria Augusta Ribeiro é especialista em comportamento digital e netnografia. Belicosa.com.br

Afinal de Contas o que é Netnografia?

 

 

4 tipos de dados para monitorar e obter insights estratégicos

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