São muitos benefícios em se tornar um assinante Belicosa!

Inventada por Robert Kozinets, a Netnografia é uma pesquisa de mercado super adaptativa. Mas, o fato de ser nova, faz muita gente se perguntar quais os impactos dessa tecnologia nos negócios.

Quando digo que trabalho com Netnografia, as pessoas dizem NET…NO….O que é isso? E depois que explico, vem o… Pra que serve? Quem compra isso?  É aí que que a coleta, análise e interpretação dos dados online ficam sofisticados.

Mais rápido, mais barato, e que se adapta melhor à velocidade das interações dos consumidores em ambiente digital e principalmente nas redes sociais digitais, a Netnografia tem proveitos ainda maiores.

Além de utilizar métodos multicanais para estudar o comportamento do consumidor, a Netnografia é uma ferramenta que causa pouca fricção e estimula interações mais sinceras. Uma vez que respondemos às pesquisas e interações de forma mais espontâneas se feitas de maneira digital do que o habitual cara a cara.

Benefícios:

Com interações mais naturais e a observação do comportamento, a netnografia entende que a opinião e sentimentos do consumidor importam. E isso ajuda a contextualizar empresas para a tomada de decisão. Bem como ajudam as marcas a se posicionarem de forma estratégica, já que o objetivo é entender para atender.

A geração de insights dessa pesquisa pode ainda medir a temperatura das organizações, engajar marcas e criar oportunidades de negócios. Um exemplo disso é o desodorante Invisible Dry da Nivea: foi prestando atenção aos desejos dos consumidores nas redes sociais que fizeram um produto que atendesse à demanda, e sem concorrentes por um bom tempo.

Outro benefício matador da Netnografia é a possibilidade de cocriação. O público se sente prestigiado quando ajuda a criar algo que, de novo, atenda aos desejos de consumo.

Na minha opinião, a Netnografia é a possibilidade de estudar novas culturas: se prestarmos atenção nos super consumidores que vêm da China, ou ainda entender como comunidades como as The Game of thrones ou Star Wars são tão engajadas.

 

 

 

 

Por: Maria Augusta Ribeiro. Profissional da informação, especialista em Netnografia e Comportamento Digital –  Belicosa.com.br

Compartilhe:






Saiba mais sobre
Comportamento Digital

Conteúdo especializado produzido por
Maria Augusta Ribeiro

Leia também



consumo digital

Entenda o consumo digital pela Netnografia

Saiba como compreender padrões de comportamento do consumidor online

instgramização

A instagramização das marcas

Como o Instagram esta mudando a maneira das marcas se projetarem em espaços físicos.

maturidade digital

Maturidade digital: Você tem?

Saiba quais são os 3 pilares para a integração da tecnologia e o comportamento digital

Pessoas online agora no site

27 pessoas online no site agora
Venha fazer parte do Clube Belicosa