Qual o comportamento do consumidor ao navegar pela Internet? O que motiva uma compra online? Como estimular o uso? E como engajar mais nas redes sociais? Essas e muitas outras perguntas são a principal proposta da Netnografia., entender o consumo digital de uma vez por todas.
Esse método de pesquisa, que se baseia na investigação interpretativa desvenda padrões analíticos de comportamento social e cultural via web, nos fazendo entender profundamente quais são os problemas dos consumidores ao acessar uma marca ou produto.
É justamente através dos símbolos e da linguagem produzidos pelos consumidores nas comunidades online que a Netnografia gera insights para as empresas e agencias em busca de empatia com o cliente ávido a consumir.
A possibilidade de transformar cenários em experiências de consumo visuais, emocionais, ou apenas por hábito é o que faz o método se aprofundar tanto nas pessoas digitalizadas.
De acordo com Lindstrom, 80% das decisões que fazemos diariamente é inconsciente, e isso abre uma oportunidade, principalmente para o varejo, de criar experiências de consumo visuais, emocionais, e apenas por hábito, de forma mais adequada em ambiente online.
E o estudo da Netnografia tem vantagens enormes sobre os outros métodos de inteligência de mercado online, justamente porque acaba pesquisando o cotidiano dos usuários. Lembrando que toda a pesquisa é autorizada por eles e com o sigilo necessário à privacidade de dados.
O futuro será escrito por gente e não por números. Esse é o primeiro insight no que a Netnografia se baseia para entender o comportamento social dos usuários.
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É através da Netnografia que identificamos a recepção da publicidade gerada por uma marca ou produto até o cliente online.
Compreendendo a perceção de marca em ambiente digital é possível recalcular as rotas estratégicas da empresa, começando pelo marketing. Veja o exemplo do enxaguante bocal listerine, ele utiliza o contorno da sua embalagem como ícone no facebook.
Ao se estudar as comunidades online, e principalmente as redes sociais, a Netnografia é capaz de identificar oportunidades de negócios em ambiente web.
Além da percepção de marca, a melhor contribuição da netnografia é reconhecer a capacidade de cocriação que algumas comunidades têm ao se estabelecer novos produtos para marcas digitais já consagradas.
Porque as pessoas tem medo de se desconectar